quinta-feira, 24 de maio de 2018

Recontando Histórias - 1º Ano

Trabalho desenvolvido pelas turmas 1101 - professora Marli Rojas e 1102 - professora Elisa Gonçalves.

JUSTIFICATIVA
Observamos algumas dificuldades nos alunos do 1º ano, dentre elas algumas habilidades básicas de leitura e escrita, e percebemos a necessidade da elaboração desse projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica, fugindo dos moldes tradicionais. O letramento que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo, é o foco central desse projeto. O conceito básico de leitura, nesse contexto, passa ser então a “produção de sentido”. Essa produção de sentido, por conseguinte, é determinada pelas condições socioculturais do leitor, com os seus objetivos, seus conhecimentos de mundo e de língua, que lhe possibilitarão a leitura, a construção do conhecimento ,como elemento principal, se efetivará pelo hábito da leitura, uma vez inserida e enfatizada no contexto escolar.

OBJETIVOS GERAIS

  • Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação; 
  • Promover e incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos; 
  • Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, as revistas e aos jornais locais;
  • Propiciar práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar; 
  • Melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar; 
  • Diminuir a evasão e o analfabetismo funcional na escola; 
  • Estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção;
  • Enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Adquirir competência na leitura e escrita;
  • Conhecer alguns portadores de texto;
  • Escrever, ortograficamente correto ou não;
  • Saber interpretar vários tipos de texto.
CRONOGRAMA
Todo o ano letivo de 2018.

METODOLOGIA
Serão trabalhadas atividades com a participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz.
Definimos, assim, um plano de trabalho com as metas gerais a serem desenvolvidas durante todo o ano letivo com vários tipos de textos. Foram definidas também ações e atividades tendo por base as competências necessárias e que deveriam ser garantidas no processo inicial de alfabetização e letramento.
Ao trabalhar a construção dessas competências, acreditar-se-á que cada aluno será capaz, ao longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes portadores de textos bem como seus usos sociais.

DESENVOLVIMENTO

1º Momento
Leitura e dramatização dos livros.



2º Momento
Após a leitura dos livros pedimos que os alunos recontassem oralmente a história e fizessem a dramatização. 

3º Momento
Pedimos que recontassem a história através de registro escrito ou desenhado.

















Um comentário: