JUSTIFICATIVA
Observamos algumas dificuldades nos alunos do 1º ano, dentre elas algumas habilidades básicas de leitura e escrita, e percebemos a necessidade da elaboração desse projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica, fugindo dos moldes tradicionais. O letramento que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo, é o foco central desse projeto. O conceito básico de leitura, nesse contexto, passa ser então a “produção de sentido”. Essa produção de sentido, por conseguinte, é determinada pelas condições socioculturais do leitor, com os seus objetivos, seus conhecimentos de mundo e de língua, que lhe possibilitarão a leitura, a construção do conhecimento ,como elemento principal, se efetivará pelo hábito da leitura, uma vez inserida e enfatizada no contexto escolar.
OBJETIVOS GERAIS
- Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação;
- Promover e incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos;
- Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, as revistas e aos jornais locais;
- Propiciar práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar;
- Melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar;
- Diminuir a evasão e o analfabetismo funcional na escola;
- Estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção;
- Enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Adquirir competência na leitura e escrita;
- Conhecer alguns portadores de texto;
- Escrever, ortograficamente correto ou não;
- Saber interpretar vários tipos de texto.
CRONOGRAMA
Todo o ano letivo de 2018.
METODOLOGIA
Serão trabalhadas atividades com a participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz.
Definimos, assim, um plano de trabalho com as metas gerais a serem desenvolvidas durante todo o ano letivo com vários tipos de textos. Foram definidas também ações e atividades tendo por base as competências necessárias e que deveriam ser garantidas no processo inicial de alfabetização e letramento.
Ao trabalhar a construção dessas competências, acreditar-se-á que cada aluno será capaz, ao longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes portadores de textos bem como seus usos sociais.
DESENVOLVIMENTO
1º Momento
Leitura e dramatização dos livros.
2º Momento
Após a leitura dos livros pedimos que os alunos recontassem oralmente a história e fizessem a dramatização.
3º Momento
Pedimos que recontassem a história através de registro escrito ou desenhado.
Lindo trabalho.
ResponderExcluir