JUSTIFICATIVA
Percebemos ao longo dos anos que um grande percentual de crianças não recebem qualquer tipo de imunização.
Sendo a vacinação a medida mais eficiente para prevenir doenças, faz-se necessário a conscientização de que é muito mais fácil prevenir uma doença do que trata-la, e é isso que as vacinas fazem. A pessoa vacinada protege a si mesma e também à toda a comunidade, quanto mais pessoas vacinadas mais a comunidade está protegida.
Entendemos a vacinação como um direito de todos e o dever dos responsáveis pelos alunos e da escola como transmissora de conhecimentos e direitos para pessoas de todas as idades, incluindo e, principalmente, as menores.
Aproveitamos o momento em que ocorre a campanha nacional de vacinação contra a gripe, uma doença comum nessa época do ano, para iniciarmos com as crianças a conscientização sobre o assunto. Por estarmos sempre em ambientes fechados com muitas pessoas, a sala de aula, é necessário o tema.
OBJETIVOS PRINCIPAIS
- Leva-los a compreender a importância da vacinação para prevenção de doenças como fundamental para seres humanos de qualquer idade.
- Levar o tema saúde para o conteúdo escolar estabelecendo vínculos com a realidade dos alunos.
- Utilizar a escola como transmissora dos temas Direitos e Cidadania.
OBJETIVOS GERAIS
- Desenvolver a atenção, concentração, observação.
- Desenvolver a oralidade, permitindo a livre expressão do que foi compreendido.
- Praticar o que lhes foi ensinado.
- Registrar, com desenhos ou escritos, o que foi aprendido.
- Ser reprodutor de idéias edificantes sobre saúde e cidadania.
- Permitir que o aluno estabeleça relação entre o que foi ensinado e a realidade da comunidade em que está inserido, desenvolvendo pensamento crítico.
CRONOGRAMA
16 e 17 de maio de 2018, e durante todo o ano letivo, se tratando de tema de máxima importância à sociedade como um todo.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pelo interesse e participação nas atividades propostas, assim como pelas transformações comportamentais. Já observamos que muitos deles espirram nos braços e não mais nas mãos e já se preocupam com a limpeza das mãos, o que nos deixa muito contentes com a resposta obtida.
DESENVOLVIMENTO
1º Momento
Visionamento do desenho “Sid, O Cientista.” Episódio “Lavar as mãos.”
2º Momento
Roda de Conversa sobre o tema.
3º Momento
Como mostrado no episódio, as crianças sujaram suas mãos de terra.
4º Momento
As crianças limparam suas mãos utilizando papel higiênico.
5º Momento
Após, as crianças verificaram com a lupa se a limpeza realizada com papel higiênico foi suficiente.
6º Momento
As crianças concluíram que o papel não foi suficiente para limpar as mãos. Como mostrado no desenho eles foram lavar as mãos com água e sabão para fazer a limpeza correta.
7º Momento
As crianças registraram o que haviam aprendido.
TRABALHO MARAVILHOSO
ResponderExcluirMuito gratificante participar das descobertas dos nossos alunos!
ResponderExcluir