JUSTIFICATIVA:
Nos tempos atuais, repletos de informações em todas as mídias, acreditamos que experimentar, observar, fazer acontecer, desperte a curiosidade nos nossos alunos pelas coisas científicas e fenômenos da natureza. Experiências simples e acessíveis podem desvendar mistérios do mundo infantil, compensando em parte as carências do ambiente familiar.
Por que chove? Por que venta? Por que somos assim? São tantas as indagações que desejamos despertar. Queremos as perguntas e as descobertas de respostas através dessas experiências, fazendo com que sintam-se capazes e desenvolvendo a autonomia.
Estamos dispostas a provoca-los, instiga-los, a questionar e assim descobrir um mundo novo, o mundo das experiências, o mundo em que vivemos.
OBJETIVOS PRINCIPAIS;
- Despertar a curiosidade e a vontade de aprender.
- Demonstrar através de experiências simples as leis da natureza.
OBJETIVOS GERAIS:
- Desenvolver a atenção, concentração, observação.
- Desenvolver a capacidade de selecionar, medir, quantificar.
- Desenvolver a capacidade de registrar através de desenhos ou palavras escritas.
- Desenvolver a solidariedade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a responsabilidade coletiva e individual pelo sucesso das experiências.
- Desenvolver a consciência do planeta e dos recursos como finitos e essenciais à vida.
- Ler e escrever textos explicativos simples, quando possível.
METODOLOGIA:
Dividiremos o projeto em várias etapas, conforme a faixa etária dos alunos permita. Iremos descrevendo-os à medida que forem realizados.
.
AVALIAÇÃO:
Nessa primeira experiência, pudemos perceber a alegria das crianças em aprender, descobrir, experimentar, ser capaz. Nos trouxe a certeza que caminhamos na trilha certa de estimular nossos cientistas mirins.
DESENVOLVIMENTO:
1º Momento:
Visionamento do desenho “O Show da Luna!” – episódio “Como a água vira chuva.”
2º Momento
As crianças registraram, através de desenhos e escrita, como acontece a evaporação da água.
3º Momento
As crianças colocaram água no copo, conferiram com a régua a medida da água para posteriormente fazer comparações.
4º Momento
Colocação dos copos em local onde as crianças pudessem observar o processo da evaporação.
Como os copos estavam numerados as crianças organizaram a sequência numérica.
5º Momento
Registro da lista de material utilizada para fazer a experiência e do que foi feito no primeiro dia.
6º Momento
Acompanhamento da experiência: Após alguns dias as crianças voltaram a medir a água no copo.
Fizeram registro da etapa.
7º Momento
Explicamos sobre os estados físicos da água e mostramos como acontece o processo de solidificação.
8º Momento
Registro do que foi observado.
9º Momento
As crianças coloriram mandalas com tema “Água” e confeccionaram um lindo mural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário