quinta-feira, 24 de maio de 2018

Alfabetizando com Tangram - 1º Ano

Trabalho desenvolvido pelas turmas 1101 - professora Marli Rojas e 1102 - professora Elisa Gonçalves.

JUSTIFICATIVA

A partir de nossa compreensão sobre o potencial de jogos e da ludicidade para as atividades de ensino, propomos atividades com o tangram, aliando matemática e alfabetização. Consideramos essa atividade motivadora, desenvolvendo a criatividade, e outras habilidades necessárias à alfabetização. Para atender nossos alunos de 6 e 7 anos, facilitamos a atividade mostrando modelos daquilo que fariam.

OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver:
  • Criatividade,
  • Percepção,
  • Concentração;
  • Capacidade de análise.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificação das letras do alfabeto em vários tipos de textos.
  • Desenvolver raciocínio lógico.
CRONOGRAMA

Um dia do mês de maio, atividade que será repetida várias vezes durante o ano trabalhando diversas outras formas adequadas para a faixa etária a que se destina.

DESENVOLVIMENTO

1º Momento:
Como tema motivador contamos a lenda tradicional do Tangram, onde a peça perfeita do imperador chinês se quebra em sete pedaços e se transforma em “jogo” de montar figuras.


2º Momento
Entregamos aos alunos um tangram para que fosse colorido como desejassem.




3º Momento
Pedimos que recortassem as figuras sem perder nenhuma.



4º Momento
Mostramos o desenho da letra do nome de cada um já montada e pedimos que reproduzissem o desenho.



5º Momento
Depois de esquematizado por eles, ajudamos a colar as peças formando o desenho da letra.




6º Momento
Confecção de mural com as produções das crianças.



AVALIAÇÃO E CONCLUSÃO

Neste trabalho pode-se perceber a importância de buscar atividades diversificadas para o ensino-aprendizagem onde os alunos possam desenvolver a visualização espacial e geométrica, a partir das construções propostas. A construção de imagens utilizando o Tangram têm se apresentado como uma ferramenta para explorar as habilidades de criatividade, paciência, percepção espacial, composição e decomposição de figuras. As práticas lúdicas precisam ser incentivadas, pois ampliam as possibilidades do professor, levando-o a intervir no processo de ensino e aprendizagem, a fim de que o aluno aproprie-se de competências e habilidades e as utilize em diversas práticas sociais. Os alunos ao concluírem as atividades propostas superaram suas dificuldades, usando o pensamento e manipulando objetos concretos. 
Muitos alunos conseguiram realizar a atividade até o final, outros precisaram de um pouco de ajuda com as peças finais, além de que percebemos que com crianças pequenas o ideal seriam peças mais resistentes que o papel, mas com 30 alunos facilitamos o trabalho. Percebemos nesse primeiro contato com o tangram uma agradável surpresa para nós e para eles. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário