domingo, 20 de maio de 2018

Ludicidade e Alfabetização - 1º Ano

Trabalho desenvolvido pelas turmas 1101, professora Marli Rojas e 1102, professora Elisa Gonçalves.

Ludicidade e Alfabetização

JUSTIFICATIVA


  • A palavra LUDUS , do latim, significa jogo, diversão. Consideramos que são elementos essenciais à todas as etapas do desenvolvimento humano, especificamente na infância, fontes importantes de interação entre as pessoas e de desenvolvimento pleno e aprendizagem significativa.
  • Percebemos que as crianças em escola de turno único devem ter um tempo para exercer sua criatividade e imaginação através de jogos e brincadeiras, orientados pelas professoras ou livres.
  • Toda criança tem direito de brincar.


OBJETIVOS
  • Promover a interação social;
  • Desenvolvimento motor; 
  • Apropriação de regras sociais;
  • Expressividade de sentimentos e emoções;
  • Estimular o raciocínio através de jogos pedagógicos; 
  • Desenvolver habilidades para solucionar problemas;
  • Desenvolver raciocínios lógico/matemáticos;
  • Aprender a conviver com resultados positivos ou negativos (frustração);
  • Tornar a aprendizagem divertida e dinâmica e desenvolver o prazer de aprender.
  • Simplesmente diversão.

METODOLOGIA
Semanalmente, no período da tarde, será oferecido aos estudantes vários jogos e brinquedos, na maioria educativos, dentro dos projetos planejados.
Alguns jogos terão a mediação da professora quanto a regras e modo de jogar, como por exemplo jogos de tabuleiros, outros serão mais livres, por exemplo amarelinha,  pião, dominó, etc.
Também serão oferecidos brinquedos para que as crianças interajam e criem suas próprias regras.    
Todos os jogos e brinquedos estarão apropriados à faixa etária dos estudantes.

CRONOGRAMA
Todo e ano letivo de 2018.









Nenhum comentário:

Postar um comentário