Ludicidade e Alfabetização
- A palavra LUDUS , do latim, significa jogo, diversão. Consideramos que são elementos essenciais à todas as etapas do desenvolvimento humano, especificamente na infância, fontes importantes de interação entre as pessoas e de desenvolvimento pleno e aprendizagem significativa.
- Percebemos que as crianças em escola de turno único devem ter um tempo para exercer sua criatividade e imaginação através de jogos e brincadeiras, orientados pelas professoras ou livres.
- Toda criança tem direito de brincar.
OBJETIVOS
- Promover a interação social;
- Desenvolvimento motor;
- Apropriação de regras sociais;
- Expressividade de sentimentos e emoções;
- Estimular o raciocínio através de jogos pedagógicos;
- Desenvolver habilidades para solucionar problemas;
- Desenvolver raciocínios lógico/matemáticos;
- Aprender a conviver com resultados positivos ou negativos (frustração);
- Tornar a aprendizagem divertida e dinâmica e desenvolver o prazer de aprender.
- Simplesmente diversão.
METODOLOGIA
Semanalmente, no período da tarde, será oferecido aos estudantes vários jogos e brinquedos, na maioria educativos, dentro dos projetos planejados.
Alguns jogos terão a mediação da professora quanto a regras e modo de jogar, como por exemplo jogos de tabuleiros, outros serão mais livres, por exemplo amarelinha, pião, dominó, etc.
Também serão oferecidos brinquedos para que as crianças interajam e criem suas próprias regras.
Todos os jogos e brinquedos estarão apropriados à faixa etária dos estudantes.
CRONOGRAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário