domingo, 23 de abril de 2017

Pilares da Paz - 3º Ano

As turmas 1301 - professora Marli Rojas e 1302 - professora Elisa Gonçalves, desenvolveram um trabalho com seus alunos sobre a cultura de paz.

Enquanto movimento, a Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança – como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental – utilizando com principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção.

No primeiro momento foi discutido com seus alunos a definição da ONU para cultura de paz:
"Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos, agindo sobre suas causas". 

E a premissa da UNESCO de que a cultura de paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo." 

De acordo com David Adams, um dos ícones da Cultura de Paz no mundo, a Cultura de Paz tem como base 8 pilares, que foram apresentas aos alunos no segundo momento do trabalho.

Finalizando, os alunos confeccionaram desenhos e frases sobre "ações que promovem a paz" e "ações que promovem a guerra" que viraram um lindo mural.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário