domingo, 23 de abril de 2017

19 de Abril - Dia do Índio

A comemoração do dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Estando aqui muito tempo antes dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira.

Nossa escola optou por trabalhar nesta semana de uma maneira que não reforce preconceitos e velhos estereótipos que estão atrelados a este dia. Dessa forma, priorizamos o trabalho contextualizado onde a cultura indígena foi retratada através da literatura de contos e lendas indígenas.
Para os alunos mais velhos priorizamos o debate sobre a cultura indígena e a diversidade de povos que falam mais 180 línguas e que cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar, por isso não podemos ter apenas um modelo de índio. Também falamos do modelo de sustentabilidade indígena e o que podemos aprender com esses povos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário