Duração do Projeto: 30 dias
Justificativa:
Ao receber o tema para trabalho, Meio Ambiente, pela Direção e Coordenação Pedagógica, pensamos, juntos, com a turma 1402, de como vencer o desafio sem cairmos no jeito tradicional de estudarmos o assunto, que ao meu ver, tem sido demasiadamente falado, mas que não encontramos muita ação, práxis, seja feito pelos meios de comunicação ou pelas políticas afirmativas sobre o tema. Como já tínhamos um projeto dentro da nossa sala, em termos de leitura: “De Mala e Cuia”, onde, dentre outras abordagens, “viajamos” culturas e histórias, pensamos em juntar o Assunto a um conceito mais amplo de Meio Ambiente e percebermos através de outros temas propostos: “Africanidades”, trabalhado pelas turmas de 2º ano, e alguns abordados nos Cadernos Pedagógicos de forma mais direta, durante o primeiro semestre de 2016, foi que montamos este projeto. Para tentarmos atingir a proposta, pensamos em algo mais concreto, surgindo a ideia de fazermos maquetes.
Objetivo Geral:
- Compreender ambientes, costumes e culturas diversos.
Objetivos específicos:
- Conhecer o meio ambiente em equilíbrio
- Conhecer o “mundo” que antecedeu nossa vivência.
- Conscientizar e reverter a destruição dos ecossistemas como recurso para a sobrevivência de todos.
Culminância:
Após os temas estudados em sala de aula, cada grupo responsável por um tema e com maquete respectiva, abordará, em data específica, fornecida pela Escola, uma aula feita pelos grupos para as outras turmas. Para exercício em Língua Portuguesa, cada Grupo preparará convites para serem distribuídos pelas turmas.
Metodologia:
O método usado para o trabalho é de cunho, em um primeiro momento, epistemológico, pois une diversos conhecimentos específicos, em Língua Portuguesa, História, Matemática, Biologia, e até Química, sendo estudado cada tema ora por pequenos projetos, ora por seguimento de currículo do Caderno Pedagógico. Num segundo momento serão iniciados os trabalhos concretos, as maquetes, que com base no conhecimento dos temas abordados, cada grupo contribui com seus conhecimentos, amplamente, participando com idéias em todos os grupos.
Avaliação:
A avaliação será feita de forma qualitativa, onde o professor estará avaliando seus alunos de acordo com o interesse, participação e socialização com seus colegas, intra e extraclasse.
Também ouvirá os professores através de algumas perguntas e respostas escritas.
Anexos:
Serão colocadas fotos da Culminância do projeto em um site da Escola para que todos vejam o trabalho feito pela turma e percebam através dele que o Meio Ambiente é tudo o que vivemos no dia a dia, e para que questionemos a forma desta vida humana e como podemos contribuir para deixar um planeta melhor e mais saudável.
Maquetes:
- Escravidão
- Quilombos
- Ambiente Rural
- Ambiente Urbano
- Ecossistema
Nenhum comentário:
Postar um comentário