domingo, 3 de julho de 2016

Projeto Integrado LIA (Literatura Indígena e Meio Ambiente) - 5º Ano

As turmas do 5º Ano, 1501 - professora Letícia Madruga e 1502 - professora Karina Fernandes, com a colaboração da professora de espanhol Melissa realizaram um projeto sobre Literatura Indígena e Meio Ambiente, onde as atividades foram pensadas de forma a unir os dois temas em um único objetivo: a valorização do nosso meio e dos seres que nele vivem.

O Projeto

  • Com a intenção de valorizar a cultura indígena, tão importante no nosso país, escolhemos levar até os alunos um pouco, de tantas informações sobre esses nativos de nossas terras.
  • Com os objetivos de reconhecer e refletir sobre a cultura indígena, reconhecer a região Amazônica e sua diversidade de flora e fauna, identificar as várias lendas indígenas, reconhecer que no nosso país ainda há diversas tribos indígenas e que os mesmos ainda lutam e muito por seus direitos, procuramos realizar uma ponte com a questão ambiental.
  • Dessa forma, discutir sobre os nativos e o meio em que vivem fez com que levantássemos diversas questões sobre poluição, aquecimento global, desmatamento, entre outros.


1º Momento

Tivemos como início, uma atividade chamada “Recriando história”, onde os alunos substituíram uma famosa personagem dos clássicos infantis, por um personagem indígena.
Os alunos escolheram uma história para fazer parte do mural da sala.


2º Momento

Leitura da história AMIGOS DA AMAZÔNIA, de Fernando Carraro.
Conta a história de alunos que formam um grupo para fazer um trabalho escolar sobre a Amazônia e acabam conhecendo um personagem indígena. 
Muitas aventuras! 






3º Momento

Aproveitamos o material didático da turma, para construir uma relação mais teórica com o tema. Através da leitura, discussão e realização das atividades propostas baseadas nas páginas do Livro didático de Geografia, os alunos puderam construir um conceito mais aguçado sobre as tribos indígenas. 




4º Momento

Leitura de lendas em espanhol “Leyendas de la Amazonía” "El delfín rosado" pela professora Melissa.



5º Momento

Exibição do filme: "Tainá: A Origem"



6º Momento

Buscando interagir os dois temas, os alunos degustaram com entusiasmo a história: A Iara e a poluição das águas.






7º Momento

Os alunos realizaram a pesquisa de palavras de origem indígenas utilizadas no nosso dia a dia e construíram um pequeno dicionário ilustrado com as mesmas.




Conclusão

Confecção de um Portfólio de atividades dos alunos e de  um caderno de relatos e alguns modelos das atividades realizadas.
Ele será utilizado durante todo o ano, sempre que surgir um tema que se conecte com os projetos.




Um comentário: