JUSTIFICATIVA:
Dentro do
projeto maior, PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ,
que estendemos para todos os anos escolares como essenciais à vida em
sociedade, entendemos que a PAZ só pode ser conseguida através de mudanças
atitudinais e conceituais, processo da ressignificação de valores. O nome do
projeto “Cabe no Meu Mundo” teve como motivador os livros da coleção “O que
cabe no meu mundo”, de Janaína Alves Brejo e Luciana Avelino Ramos,
aproveitando o contraponto “ O que NÃO cabe no meu mundo” para serem
demonstradas as consequências de nossas escolhas, e enfatizando a importância
da responsabilidade social em nossas escolhas. Não ficaremos restritas á essa
coleção de histórias, ao longo do projeto trabalharemos outros livros de outros
autores que tratem da mesma temática, incluindo contos.
Valores:
- Gentileza
- Prudência
- Otimismo
- Fidelidade
- Dignidade
- Caráter
- Tolerância
- Lealdade
- Sabedoria
- Serenidade
-
Comprometimento
- Dedicação
OBJETIVOS GERAIS:
Promover
cultura de Paz, relacionamentos pacíficos dentro e fora do ambiente escolar,
mudanças comportamentais que auxiliem no processo ensino/aprendizagem,
reprodução social de transformações positivas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Desenvolver senso ético e estético;
-
Desenvolver coordenação motora grossa e fina;
- Ser capaz
de simbolizar;
-
Compreender orientação da escrita;
-
Compreender a formação das palavras em letras;
- Escrever
palavras;
- Recontar
oralmente histórias ouvidas;
- Refletir
criticamente sobre os temas propostos;
- Aprender a
conviver e respeitar opiniões diferentes;
- Desenvolver
autonomia e auto estima.
DESENVOLVIMENTO
No primeiro
momento ouvimos a música “Amor I Love YOU” da cantora Marisa Monte, conversamos
sobre a letra da música, que foi colocada no quadro, após, toda a turma cantou
em rodinha a linda letra para seus colegas, demonstrando assim o quanto essa
turma sente carinho e afeto uns pelos outros e que podemos expressar de forma
positiva nossos sentimentos.
No segundo
momento apresentamos “O Livro da Paz” do autor Todd Parr, neste momento
mostramos e explicamos o que é o Título da história, o autor, ilustrador, a
capa, contra capa.
Em rodinha, lemos
o livro. Após a leitura foi feita reflexão coletiva sobre a história, onde os
alunos puderam expressar o que eles pensavam sobre a Paz e o que eles fazem
para sentir Paz. Falamos sobre a importância da gentileza para a promoção da
Paz, explicamos o significado da palavra Gentileza como ação nobre, distinta ou
amável e o que poderíamos fazer para sermos pessoas gentis.
No terceiro
momento confeccionamos um mural expositivo dos trabalhos realizados pelos estudantes.
CRONOGRAMA:
Final de
Fevereiro até primeira quinzena de março.
AVALIAÇÃO:
Os estudantes
serão avaliados pelo envolvimento e participação nas atividades propostas.
AVALIAÇÃO DO
PROJETO;
O projeto
será avaliado pelas transformações comportamentais esperadas, conforme
objetivos específicos e gerais propostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário