Fundamentação:
Percebemos a dificuldade das crianças com as letras com sons diferentes e acreditamos que torna-las mais afetivas poderia ser produtivo. A letra G é um exemplo e fizemos várias atividades com os sons tornando-os marcantes e significativos. Usamos a arte como referência estética para a alfabetização, conforme nossos objetivos principais.
ALFABETIZAÇÃO – OBJETIVOS
- Identificar a letra G em difentes palavras.
- Identificar os difentes sons da letra G em palavras significaticas e significantes.
- Escrever a letra G das diversas formas maiúsculas e minúsculas.
- Usar a palavra GATO como referência para a letra G.
ARTE – OBJETIVOS
- Estimular o senso ético e estético das crianças.
- Desenvolver coordenação motora fina.
- Desenvolver criatividade e autonomia.
HABILIDADES SÓCIO-EMOCIONAIS – OBJETIVOS
- habitua-los a usar os clichês convencionais: por favor, obrigada, com licença, etc., ao compartilhar objetos.
- Habitua-los a usar as cores com independência e criatividade.
- Mante-las ocupadas atentamente às atividades propostas.
- Desenvolver auto-estima.
- Desenvolver a consciência de responsabilidade coletiva com a finalização das atividades.
- Desenvolver a convivência pacífica e respeitosa.
METODOLOGIA
1 – Cantamos a música “ O gato”, com letra de Vinicius de Moraes.
2 – As crianças dançaram dramatizando a letra da música de maneira livre e divertida.
3 – Leram a escreveram diversas palavras com a letra G.
4 – Buscaram palavras que rimassem com a palavra GATO.
5 – Pintaram, recortaram e colaram, conforme foi proposto através de um modelo exposto, a figura do gato, com liberdade criativa.
6 – Exposição de mural com os trabalhos finalizados.
CRONOLOGIA:
- Uma semana, de 12 a 16 de março de 2018.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados conforme as mudanças de atitudes desejadas, o envolvimento nas atividades propostas e ao longo de todo o ano, com as demais atividades a serem propostas para desenvolvimento de todas as habilidades, tornando-os seres humanos plenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário