domingo, 9 de outubro de 2016

Mini projeto "Cores e Movimentos - Beatriz Milhazes" 2º Ano

Trabalho desenvolvido pelas turmas de 2º ano, 1201 - professora Marli Rojas e 1202 - professora Elisa Gonçalves.

JUSTIFICATIVA:

"A Arte é importante na escola principalmente porque é importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, a arte é um patrimônio histórico da humanidade, e todo ser humano tem direito a ter acesso a esse saber.” 
Martins e Guerra.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Alfabetização visual, mostrando a arte como linguagem.
  • Possibilitar o reconhecimento das diferentes linguagens artísticas.
  • Explorar diferentes materiais e recursos.
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade.
  • Construir uma bagagem cultural.
  • Reconhecer a importância da arte.
  • Promover o respeito às obras de arte apresentadas, bem como a artista escolhida, Beatriz Milhazes.


OBJETIVOS GERAIS:

  • Desenvolver a auto-estima, principalmente entre nossos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.
  • Ampliar o conceito de linguagem.
  • Desenvolver a coordenação motora.
  • Ampliar os conceitos de figuras geométricas, presentes nas obras apresentadas.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em conjunto com seus colegas.
  • Apreciar e valorizar seus trabalhos e de seus colegas.
  • Pesquisar, selecionar, recortar, colar diferentes materiais.
  • Proporcionar prazer em aprender e criar.


METODOLOGIA:  

“Várias Mãos Tecem idéias, constroem propostas, concretizam projetos. Diferentes olhares abrem portas, escancaram janelas, descortinam horizontes...”

  • Apresentamos aos alunos as obras de Beatriz Milhazes incentivando-os a desenvolver um olhar reflexivo sobre as formas e cores.
  • Perguntamos o que cada um via e como percebia o uso das cores, demonstrando a pluralidade do olhar, bem como de sentimentos que ela nos proporcionam, algumas acalmando, outras nos acelerando, todas podendo ser relacionadas a determinados sentimentos e emoções.
  • Apresentamos as técnicas utilizadas pela artista: pintura, recorte e colagem de diferentes matérias, tais como sacolas de plástico, e outras sucatas.
  • Apresentamos aos alunos diferentes materiais para seleção, recorte e elaboração de suas próprias obras.
  • Auto- Avaliação dos trabalhos, bem como dos colegas.
  • Exposição através de mural.

AVALIAÇÃO:
  • Os alunos serão avaliados através de seu empenho e participação efetiva nas atividades realizadas.    





























Nenhum comentário:

Postar um comentário