As turmas 1201 e 1202, professoras Marli Rojas e Elisa Gonçalves juntamente com o professor de espanhol Leonardo Zanotti, que atende as 2 turmas, realizaram de forma compartilhada este belo projeto.
JUSTIFICATIVA:
A arte se faz presente desde que se tem conhecimento das produções humanas como forma de linguagem, como representação da realidade vivida pelo artista através de signos, e os alunos como intérpretes desses signos criam e recriam a realidade , num exercício de abstração que levará a decisões práticas de escolhas no exercício de recriação: cores, formas, limites. Por isso, a Arte é uma forma de o homem entender o contexto ao seu redor e relacionar-se com ele. O conhecimento do meio é básico para a sobrevivência, e representá-lo faz parte do próprio processo pelo qual o ser humano amplia seu saber. Dessa forma, dentro de um contexto de escola bilíngue em espanhol, a arte latino-americana é um dos principais caminhos sugeridos para que os alunos, ao estarem em contato com a representação de outras culturas, possam compará-la à sua, e partir desse intercâmbio cultural terem uma nova visão sobre sua realidade e adquirirem novos conhecimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular a criatividade do aluno, pois a criatividade como atributo da inteligência pode e deve ser estimulada para o pleno desenvolvimento dos alunos, buscando trabalhar a expressão mais solta do gesto, a visão da arte como linguagem, o objeto artístico como signo novo, produto das leituras de mundo e expressão do artista que comunica uma ideia, um sentimento, uma emoção. Ressaltando para as crianças que o artista é o produtor da obra de arte e usa sua liberdade no momento da criação, propomos também que o aluno, sendo produtor do trabalho de Arte, pode e deve usar das mesmas liberdades no momento da criação/recriação.
OBJETIVOS GERAIS:
Levar os alunos a:
- Ampliar o conhecimento de mundo, diferentes culturas, diferentes etnias, especificamente a mexicana.
- Compreender a arte como forma de linguagem e expressão.
- Familiarizar-se com obras artísticas
- Conhecer a vida e obra de Diego Rivera
- Fazer leitura interpretativa das obras do artista
- Localizar geograficamente o México.
- Conhecer um pouco da história mexicana através das obras do artista.
- Familiarizar-se com a língua espanhola.
- Entenderem através das obras do artista, a liberdade como essencial à PAZ social.
METODOLOGIA:
O professor Leonardo apresentou aos alunos vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=YXYiv7NlasQ) em que é mostrado o processo criativo de Diego Rivera em uma de suas obras muralistas, “La Gran Ciudad de Tenochtitlan”, onde representa um recorte desta grande cidade, com figuras das paisagens e do mercado Tlatelolco, uma feira de troca asteca. Através desse vídeo, em espanhol, é possível perceber o conceito do movimento Muralista, a cultura, a origem étnica e a língua espanhola como fruto da colonização. Em animação, o vídeo pode ser explorado de forma rica para os objetivos específico e gerais. Nele os alunos são levados a “lerem” os signos ali representados, afirmando a arte como linguagem.
Apresentamos a biografia do artista, levando os alunos a perceberem a relação entre experiências vividas e suas representações simbólicas.
Recortes da cultura asteca foram desenvolvidos em sala de aula, como indumentária, rituais e alimentos deste povo pré-colombiano.
Apresentamos aos alunos as diversas obras do artista, levando-os a perceberem sua técnica e cores predominantes, lendo e relendo, extraindo a essência de cada uma.
Oferecemos cópias para serem coloridas e demos a liberdade para a recriação livre das obras em qualquer linguagem que desejassem.
Para finalizar expomos os trabalhos em mural, honrando a memória do artista que acreditava que as obras deveriam ser expostas para todos, onde todos se tornaram muralistas.
Fizemos entre os alunos pequena feira de trocas, reproduzindo a cultura asteca retratada no vídeo mencionado.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Vídeo;
- Reproduções das principais obras;
- Papel, lápis de cor, giz de cera, tinta guache;
- Objetos levados pelos alunos para a feira de trocas.
AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão avaliados pelo envolvimento e participação no projeto.
- Pela familiarização e fluência em espanhol cotidianamente.
- Pela compreensão e uso da arte como linguagem simbólica.
Um pouco da biografia de Diego Rivera que foi apresentada aos alunos:
O artista plástico mexicano Diego Rivera é conhecido por criar grandes murais, ou pinturas em paredes. Em seus murais, ele representava cenas da história mexicana que falavam da cultura do país, da produção no campo e na indústria, das guerras e da política. Suas pinturas têm cores vivas e uma profusão de pessoas e símbolos.
Rivera nasceu no dia 8 de dezembro de 1886, em Guanajuato, no México. Aos 10 anos ganhou uma bolsa de estudos para fazer o curso de arte na Cidade do México. Em 1907, ganhou outra bolsa que lhe permitiu viajar para a Europa. Estudou arte na Espanha e depois se instalou em Paris, na França.
Em Paris, Rivera começou a pintar num estilo chamado cubismo. Nesse estilo, o tema é fragmentado em formas básicas, como quadrados, triângulos e círculos. Por volta de 1917, seu estilo mudou: ele começou a usar formas simples e audaciosas áreas de cor.
Em 1921, Rivera voltou para o México. Ele e o pintor mexicano David Alfaro Siqueiros esperavam criar especialmente para o México um novo tipo de arte, pintando murais em prédios onde todos os pudessem ver. Os murais contariam as histórias do povo mexicano.
Rivera completou seu primeiro mural importante em 1923. Logo foi contratado para pintar outros em vários prédios públicos do México. Entre 1930 e 1934, ele pintou murais nos Estados Unidos. Morreu no dia 25 de novembro de 1957, na Cidade do México. Rivera esteve casado com a famosa pintora mexicana Frida Kahlo.
Belíssimo trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirBelíssimo trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirLindo!Professoras e turminhas encantadoras.
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