domingo, 8 de março de 2020

Vacinação e Saúde

A turma 1301, professora Marli Rojas, trabalhou a importância da vacinação com seus alunos.

JUSTIFICATIVA
Percebemos ao longo dos anos que um grande percentual de crianças não recebem qualquer tipo de imunização. Sendo a vacinação a medida mais eficiente para prevenir doenças, faz-se necessário a conscientização de que é muito mais fácil prevenir uma doença do que trata-la, e é isso que as vacinas fazem. A pessoa vacinada protege a si mesma e também à toda a comunidade, quanto mais pessoas vacinadas mais a comunidade está protegida.

Entendemos a vacinação como um direito de todos e o dever dos responsáveis pelos alunos e da escola como transmissora de conhecimentos e direitos para pessoas de todas as idades, incluindo e, principalmente, as crianças.

Aproveitamos o momento em que ocorre a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, uma doença que estava praticamente erracadicada e volta a circular causando óbitos, para iniciarmos com as crianças a conscientização sobre o assunto. Por estarmos sempre em ambientes fechados com muitas pessoas, a sala de aula, é necessário o tema.

OBJETIVOS PRINCIPAIS

Leva-los a compreender a importância da vacinação para prevenção de doenças como  fundamental para seres humanos de qualquer idade.

Levar o tema saúde para o conteúdo escolar estabelecendo vínculos com a realidade dos alunos.

Utilizar a escola como transmissora dos temas Direitos e Cidadania.

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver a atenção, concentração, observação.

Desenvolver a oralidade, permitindo a livre expressão do que foi compreendido.

Praticar o que lhes foi ensinado.

Registrar, com desenhos ou escritos, o que foi aprendido.

Ser reprodutor de ideias edificantes sobre saúde e cidadania.

Permitir que o aluno estabeleça relação entre o que foi ensinado e a realidade da comunidade em que está inserido,  desenvolvendo pensamento crítico.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados pelo interesse e participação nas atividades propostas, assim como pelas transformações comportamentais. Já observamos que muitos deles espirram nos braços e não mais nas mãos e já se preocupam com a limpeza das mãos, o que nos deixa muito contentes com a resposta obtida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário