A construção de identidade passa primeiramente pelo conhecimento do próprio
corpo. Respeitando a faixa etária a que se destina o projeto, iniciamos esse
conhecimento pelos órgãos dos sentidos e a importância deles para que percebamos
o mundo ao nosso redor, e fazer com que todos percebam as limitações dos que não
os possuem totalmente.
Metodologia:
- Iniciamos o tema com a música “5 Sentidos” do grupo “Hi Five” em DVD, e exploraremos o
- programa para entendermos aquilo que eles já sabem ou pensam sobre o assunto.
- Deixamos o espaço aberto para as perguntas, às quais respondemos dentro do adequado
- para sua compreensão.
- Explicamos o que são os sentidos, seus respectivos órgãos e demais informações
- necessárias, além de curiosidades sobre o tema, como audição de alguns animais, etc.
- Realizamos atividades da apostila da SME, e outras mais desenvolvidas por nós.
- Passamos, então, à fase de experiências: distinguir sons, sabores, cheiros, texturas, cores
- primárias e secundárias.
- Organizamos uma Feira dos Sentidos, onde dividimos os alunos em grupos e cada grupo
- apresentou aos alunos da educação Infantil um sentido e demostraram este sentido com
- experimentações.
- Por fim, cada aluno fez seu próprio livro dos sentidos onde registrou o que aprendeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário