domingo, 3 de dezembro de 2017

Adinkra - 3º Ano

Trabalho desenvolvido pelas turmas 1303 e 1304, professoras Marli Rojas e Elisa Gonçalves, durante o mês de novembro.

Justificativa:
Acreditamos que no mês em que se comemora a Consciência Negra, nada mais coerente que descortinarmos um pouco da cultura africana, levarmos aos alunos a história e a cultura de todo um continente, origem dos ancestrais de muitos deles, apoiando a construção de identidade positiva, desenvolvendo a consciência da diversidade do povo brasileiro e a importância do negro na formação social brasileira.
Temos visto nas mídias diversas manifestações de intolerância com religiões de matriz africanas e de racismo explícito em comentários em redes sociais. Cabe também à escola lutar contra o preconceito, muitas vezes dissimulado em comentários jocosos.
Através da arte, mostrar a beleza e o conhecimento que as diferentes culturas existentes podem nos dar.
A aceitação da diferença é essencial em uma sociedade formada por três raças distintas e misturadas ao longo do tempo, também o entendimento de que diferença não significa inferioridade.

Objetivos Gerais:

  • Levar aos alunos a história e a cultura dos povos africanos como forma de construir autoimagem positiva, diminuir o preconceito racial;
  • Construir conceito de diferença como algo positivo.

Objetivos Específicos:
  • Leva-los a perceber:
  1. As diferentes linguagens e línguas.
  2.  Símbolos como forma de transmissão de mensagens.
  • Construir conceitos abstratos.
  • Aprender diferentes formas artísticas.
  • Localizar no mapa alguns países africanos com uso cotidiano da adinkra.
  • Relacionar os símbolos a formas geométricas planas.
  • Pesquisar alguns símbolos atuais cotidianos e suas mensagens.
Metodologia:
  • Mostrar os símbolos adinkra, seus nomes africanos e seu significado.
  • Os símbolos adinkra como expressão artística em estamparias , cerâmicas, etc.
  • Desenhar os símbolos e pinta-los com diferentes materiais.
  • Construir “carimbos” dos símbolos com material reciclável de isopor.
  • “Carimbar” em papel A4 e transformar em arte africana.
  • Procurar em relação disponível o significado do símbolo escolhido.
  • Montar mural para exposição dos trabalhos.    
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento nas atividades.






















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