sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Baobá - Uma Lenda Africana - 3º Ano

Dentro do projeto Folclore as turmas 1303, professora Marli Rojas e 1304, professora Elisa Gonçalves, realizaram o mini projeto BAOBÁ – Uma Lenda Africana.

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos as lendas de origem africanas sem estereótipos e dessa forma aproximá-los desse universo diverso que forma a sociedade brasileira, desenvolvendo o senso de pertencimento e o lugar de cada um no mundo.

Objetivos Específicos:
  • Desenvolver a leitura e escrita através das diversas lendas, privilegiando a questão da identidade.
  • Desenvolver noção espacial, seleção, classificação.
  • Desenvolver noções geográficas e históricas.
  • Desenvolver senso crítico, ético e estético.
  • Desenvolver autoimagem positiva e respeito à diversidade.
  • Desenvolver senso de responsabilidade individual e coletiva.
  • Reconhecer a importância ecológica, social e histórica que a flora e a fauna de uma região tem para o seu povo.
Metodologia:
  • Apresentar aos alunos as lendas e suas origens.
  • Identificação no mapa mundi dos continentes trabalhados.
  • Leitura das lendas "A árvore de cabeça para baixo" e “O coração do Baobá”
  • Confecção de livros recontando as lendas.
  • Elaboração de mural expositor.
  • Construção coletiva de uma árvore Baobá com sucatas.
  • Enfeite da árvore pelos alunos.
  • Pesquisa sobre as características científicas do Baobá.
  • Contação de lendas debaixo do Baobá.

Avaliação:

  • Os alunos serão avaliados através de participação e interesse nas atividades propostas.
  • O projeto será avaliado pelo nível de interesse despertado nos alunos.


Desenvolvimento:

1 - Livros recontando as lendas do Baobá:





2 - Confecção de trabalhos de artes para elaboração do mural expositor:















3 - Construção coletiva de um baobá de sucata:








4 - Resultado da pesquisa científica sobre o baobá:



5 - Mural:






6 - Contação de histórias para as turmas de 3º Ano e Educação Infantil "embaixo" do baobá.









Nenhum comentário:

Postar um comentário