sábado, 29 de junho de 2019

Passeio Ecoviver - 11 de junho - 4º Ano

No dia 11/06 nossos alunos do 4o ano, professoras Darlen e Deise, junto com a diretora adjunta Helena e a Coordenadora Pedagógica Elisa, foram ao Museu da República participar do projeto Conte Comigo.
Assistiram uma apresentação de teatro, onde aprenderam a importância dos 5 Rs para a sustentabilidade,  após participaram de um jogo onde aplicavam os conhecimentos adquiridos.
As crianças se divertiram e aprenderam muito. Dia muito prazeroso para todos que participaram.









Semana do Desenvolvimento Sustentável - 6º Ano Carioca

As turmas do 6o ano, professoras Rosângela e Ana Lúcia, estão desenvolvendo trabalhos a partir dos vídeos " A ONU tem um plano: os Objetivos Globais"   "Compreendendo as dimensões do Desenvolvimento Sustentável" e " Meio ambiente enfrenta perigos sem precedentes", disponibilizados no canal da ONU no YouTube.
A partir dos vídeos os alunos realizaram uma discussão sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  refletindo sobre sua realidade os alunos quiseram fazer trabalhos sobre descarte de lixo e suas consequências.
Partindo do interesse dos alunos foram utilizados mais dois vídeos que retratam a situação escolhida. Primeiro os alunos assistiram o documentário "Ilha das flores" que mostra a questão dos lixões e também do desperdício de alimentos, linkando dois temas de extrema importância na atualidade.
O outro vídeo foi o episódio dos Simpsons " O Empate dos Titãs " que faz uma crítica ao consumismo e ao descarte irresponsável de lixo.
Após a discussão sobre os temas: desperdício de alimentos, erradicação da pobreza, consumismo X consumo consciente e o problema da comunidade com o descarte adequado de lixo, os alunos realizaram produções escritas e confeccionaram um lindo cartaz.
O projeto continua a ser desenvolvido e sua culminância será uma peça de teatro encenada e produzida pelos alunos.









Semana do Desenvolvimento Sustentável - 3 a 7 de junho - EI-41

Este trabalho foi feito pela turma EI-41, professoras Patrícia Garcia e Patrícia Fernandes,  á partir do Projeto Amigos das Abelhas- Polinizando a natureza para A vida" desenvolvido pela escola.
O elemento motivador foi um fantoche de abelha e a curiosidade das crianças em saber particularidades da abelha "ABELHUDA"   (nome escolhido para o fantoche).
A abelha Abelhuda contou a sua história, como vivia, onde e o que fazia e produzia durante sua vida.
Foi uma descoberta muito interessante, trabalhando natureza e sociedade, matemática, linguagens,  música,  artes, e movimento.
Os alunos puderam perceber as partes do corpo da abelha : cabeça ( 2 olhos grandes e 3 pequenos), tórax ( ficam as asas) e o abdômen ( tem o ferrão).
Aprenderam como voam,   em círculos ou    se movimentam em oito.
Também  perceberam que na sua casa ( colmeia), vivem muitas abelhas, zangãos e só uma RAINHA, que se alimenta de geleia real, ficando maior que todas as outras.
Em outro momento assistiram o filme " BEE MOVIE", e perceberam a importância das abelhas na polinização das plantas . Que em suas perninhas o pólen se fixa e quando passam pra outra flor, podem polinizar, nascendo outra plantinha.
Acharam interessante que as abelhas sentem o cheiro da flor através  da suas antenas na cabeça.
É por final não  cansam de falar que as abelhas produzem dentro da colméia quatro coisas: MEL, GELEIA REAL, PRÓPOLIS E CERA.
A professora de Espanhol trabalhou cores e números e alguns aspectos das abelhas, como não  matar pois elas não  atacam, só  se defendem; a importância das flores em nossa  casa, pois as abelhas precisam do néctar para produzir o mel.
Os alunos confeccionaram lindos trabalhos sobre o que aprenderam.


















Projeto Amigos das Abelhas

Dentro do projeto anual da escola, "Eu vejo a vida melhor no futuro - educando para A sustentabilidade ", desenvolvemos um mini projeto sobre a importância das abelhas para a manutenção da vida no planeta.




Projeto Amigos das Abelhas – Polinizando a natureza para a vida.

JUSTIFICATIVA
As abelhas são essenciais para o planeta e o equilíbrio do ecossistema. Elas polinizam plantações de legumes, grãos e frutas, o que é indispensável, já que através dela cerca de 80% das plantas se reproduzem.
Einstein mesmo dizia, “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.
O Brasil concentra a maior biodiversidade de espécies de abelhas do planeta. Nossas cidades e florestas são o lar para mais de 3 mil espécies de abelhas – sendo em sua maioria de abelhas nativas sem ferrão.
Ocorre, porém, que mais de 78% de nossa população desconhece a importância da polinização (pesquisa Ibope – out/15). E que o Brasil, assim como outros países do mundo, enfrenta o grave risco do declínio de seus polinizadores, fruto do desmatamento, da redução das áreas verdes, dos cultivos da monocultura, de mudanças climáticas e, sobretudo, pelo uso indiscriminado de agrotóxicos.
Também serão priorizados alguns exemplos que este inseto nos traz, como a solidariedade, a compreensão, a organização, a paciência, a união, a vida em comunidade e o respeito.
O projeto tem, assim, o objetivo de conscientizar os alunos para que adotem práticas que visem a preservação do meio ambiente, a educação ambiental e a sustentabilidade, garantindo uma qualidade de vida melhor para a população e para o meio em que habitamos – a partir da preservação de seus mais importantes polinizadores.

OBJETIVOS GERAIS
Ampliar o conhecimento dos alunos e da comunidade escolar em geral sobre a importância das abelhas;
Reconhecer através da vida das abelhas ensinamentos, valores e curiosidades sobre elas e com isso despertar o interesse para a pesquisa, aguçando ainda mais o querer aprender.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Colocar a criança em contato com a Literatura Infantil;
Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
Incentivar o pensamento criativo e a expressão oral;
Produzir trabalhos de artes utilizando diferentes recursos e materiais;
Construir a colmeia e as abelhas com material alternativo;
Confeccionar produções artísticas;
Realizar registros escritos;
Fazer experimentações de receitas culinárias;
Conhecer algumas espécies de abelhas e alguns aspectos ambientais que afetam a vida das abelhas como, poluição e desmatamento;
Explorar o importante papel das abelhas para a natureza;
Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;
Conhecer a anatomia da abelha;
Mostrar o funcionamento da colmeia, e a função que cada abelha exerce dentro dela;

METODOLOGIA:
O trabalho será desenvolvido através de diferentes recursos, como: Livros, vídeos educativos, músicas, pesquisas. Todas as etapas da construção do projeto terão a participação ativa do aluno, gerando autonomia e tornando-o protagonista do seu aprendizado.

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados pela seu envolvimento no projeto e pela aquisição dos conhecimentos.

CULMINÂNCIA:
A culminância do projeto será uma mostra dos trabalhos realizados na Semana do Desenvolvimento Sustentável, que será realizada na semana de 3 a 7 de junho.



Semana da Alimentação Saudável - Turma 1101

A turma 1101, professora Stela, desenvolveu um trabalho sobre alimentação saudável a partir da merenda escolar.
No primeiro momento os alunos assistiram o vídeo "Turma da Merenda", após falaram sobre a importância da alimentação para vida. Depois os alunos conheceram o cardápio da merenda escolar e puderam perceber que a comida da escola é super saudável e tem ingredientes importantes para nosso organismo.
Dessa maneira, além de trabalhar a Alimentação a professora incentiva os alunos a comerem de maneira mais saudável, substituindo alimentos ultraprocessados por alimentos naturais.





Semana da Alimentação Saudável - Turma 1501

A turma 1501, professora Karina, trabalhou com os alunos a pirâmide alimentar.
A pirâmide é um instrumento, sob forma gráfica, que visa orientar as pessoas para uma alimentação mais saudável. Os alunos gostaram muito das atividades e puderam fazer uma reflexão sobre seus hábitos alimentares e o que é preciso fazer para mudar os padrões negativos.







Semana da Alimentação Saudável - Turma 1201

A turma 1201, professora Marli Rojas, aproveitou a Semana da Alimentação Saudável e fez um link com o Desenvolvimento Sustentável no projeto Kamazu, livro da autora Carla Caruso.

Projeto Kamazu

Justificativa:
Dentro da Semana da Alimentação Saudável e do tema Sustentabilidade, achamos importante mostrar aos alunos nossa relação com o meio ambiente, onde nosso corpo e aquilo que a natureza nos dá se tornam uma coisa única.
Somos todos parte de uma cadeia que não pode ser quebrada.

Objetivos:
Mostrar que alimentação in natura é as ervas são capazes de curar e prevenir doenças, promovendo saúde e bem estar;
Pesquisar ervas medicinais;
Realizar produções textuais;
Semear milho de pipoca e registrar cada etapa da atividade e do crescimento da planta;
Replantar uma erva com a família;
Aprender a se responsabilizar por um ser vivo.
Confeccionar cartazes e trabalhos artísticos .

Áreas do conhecimento desenvolvidas no projeto:
Ciências,
Língua portuguesa,
Matemática,
História,
Geografia (localização em mapas)

As crianças adoraram o projeto!









Semana da Alimentação Saudável - 27 a 31 de maio

Projeto desenvolvido pela escola para a Semana da Alimentação Saudável.

JUSTIFICATIVA

No Brasil, uma parcela significativa da população não se alimenta corretamente e isso é um dos grandes desafios que o sistema de saúde tem enfrentado. As crianças, neste sentido, estão no foco das ações que combatem os hábitos alimentares inadequados e causadores destes males. Estima-se que uma em cada três crianças no Brasil é obesa e os distúrbios alimentares como anorexia e bulimia precoce tem crescido, assim como a depressão associada.

Percebendo a necessidade de conscientizar a população (e as crianças), preparamos este projeto de alimentação saudável

OBJETIVOS GERAIS

Ampliar o conhecimento dos alunos e da comunidade escolar em geral sobre a importância da alimentação;

Reconhecer que nós somos o que comemos e com isso despertar o interesse para a pesquisa, aguçando ainda mais o querer aprender.



OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Alertar quanto aos perigos de uma má alimentação;

·         Conscientizar quanto aos benefícios de uma alimentação saudável;

·         Identificar quais hábitos alimentares e alimentos são e não são saudáveis;

·         Ensinar a importância de higienizar os alimentos;

·         Desenvolver capacidade analítica e interpretativa nos alunos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;

·         Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);

·         Trabalhar a linguagem oral e escrita.

·         Trabalhar produção textual e leitura.



METODOLOGIA:

·         Brincadeiras dirigidas;

·         Recorte e colagem;

·         Transversalmente trabalhar com contagem, identificação e diferenciação de texturas e cores através dos alimentos;

·         Fazer cartazes e montagens separando os alimentos entre animal, vegetal, legumes, frutas e derivados.

·         Leitura de histórias;

·         Trabalhar as diferenças entre produto industrializado e orgânico;

·         Produção de texto sobre a importância do leite e seus derivados.

·         O trabalho será desenvolvido através de diferentes recursos, como: Livros, vídeos educativos, músicas, pesquisas. Todas as etapas da construção do projeto terão a participação ativa do aluno, gerando autonomia e tornando-o protagonista do seu aprendizado.



AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados pelo seu envolvimento no projeto e pela aquisição dos conhecimentos.



CULMINÂNCIA:

A culminância do projeto será uma mostra dos trabalhos realizados na Semana da Alimentação Saudável, que será realizada na semana de 27 a 31 de maio.

Por causa da relevância do tema, o mesmo será desenvolvido ao longo de todo o ano letivo.

Centro de Estudos - 17 de Maio

No dia 17/05 realizamos nosso centro de estudos que foi muito produtivo. 
Iniciamos com os informes gerais passado pela Diretora Regina Helena.
Após, a professora Darlen Faria repassou ao grupo o PPT do Projeto mais respeito, por favor.
No terceiro momento alinhamos a nossa Semana do Desenvolvimento Sustentável e  fizemos uma votação interna dos mascotes do Projeto Amamenta Alimenta Rio 2019.
Depois os professores se reuniram para realizar o planejamento.