domingo, 24 de novembro de 2019

MOSTRA CULTURAL AFRO-BRASILEIRA

Na semana da Consciência Negra acreditamos ser importante multiplicar nossa cultura afro-brasileira com ações. Através de um trabalho realizado durante todo ano,dia 22 foi a nossa culminância, nosso momento de confraternizar e mostrar um pouco de tanta coisa que possuímos na nossa cultura negra. O sexto ano é responsável por isso e com muito carinho deu uma aula especial para o segundo ano.
Nosso objetivo é mostrar CULTURA! Uma cultura afro que está presente no nosso país há tantos anos e pouco se é falada sobre.Mostramos a cultura negra que está presente em nosso sangue, na nossa história e toda força que ela tem.
Houve apresentação e interação do 6º ano com todas as turmas da Escola.







Visita Museu da Light

Nossas turmas de 4º e 5º anos visitaram o Museu da Light.

Inaugurado pela Light em 28 de março de 2012, o museu conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e faz parte do Centro Cultural Light. O ambiente leve e interativo, desperta a atenção para os benefícios da energia elétrica e seu uso seguro e eficiente.
Atos simples como acender uma lâmpada, subir 10 andares no elevador, ligar aparelhos como TVs, computador, são tão corriqueiros que nem prestamos mais atenção. Parece até mágica, mas não é! O Museu Light da Energia provoca esse tipo de reflexão! Além de desmistificar o funcionamento do sistema elétrico, outros temas como preservação do meio ambiente, fontes alternativas de geração da eletricidade e mudanças nos hábitos de consumo enriquecem a visita.






Respeito não tem cor tem consciência

Dia 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra, durante todo o mês de novembro a escola desenvolveu com os alunos o mini projeto "Respeito não tem cor, tem consciência"
A turma 1201, professora Marli Rojas, desenvolveu atividades com seus alunos buscando construir conceitos de respeito á diversidade racial e cultural. Além de trabalhar diferentes áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar.
No primeiro momento foi lida a história "O Coração do Baobá ", após a turma fez uma reflexão sobre o lenda.
No segundo momento foi lida a história da boneca Abayomi e realizada uma oficina de confecção da boneca.
No terceiro momento foi falado sobre o significado e os simbolismos das máscaras africanas e após os alunos confeccionaram suas máscaras.
Para finalizar, um lindo mural foi colocado para que todos pudessem se apropriar deste tema tão importante.













Dia da Bandeira

Continuando os trabalhos de novembro e aproveitando o tema Proclamação da República foi desenvolvido com os alunos o Dia da Bandeira, buscando reforçar o sentimento cívico, ampliar o conhecimento sobre história do Brasil.




Proclamação da República

No mês de novemnbro a escola vem trabalhando diversos assuntos de extrema importância, iniciamos com a data da Proclamação da República. Tratamos os momentos históricos reconhecendo a data, seus personagens, fatos e o impacto na formação do nosso país.
Dessa maneira acreditamos que formamos cidadãos comprometidos com sua história e capazes de modifica-las, sendo protagonistas de suas histórias, já que os eventos cívicos não são trabalhados apenas como memorização e sim como momento de reflexão crítica estabelecendo conexões entre os eventos passados e a atualidade.
A turma 1201, professora Marli Rojas, fez um lindo cartaz com seus alunos.


Jornal da Comunidade

Nossos alunos do sexto ano experimental se apresentaram hoje  com a peça "Jornal da Comunidade" da mostra ECOVIVER na sede da ECOPONTE.






Diversidade racial e cultural

SOMOS DE TODAS AS CORES
Objetivando desenvolver o senso  crítico, através de questionamentos sobre as diferenças: étnico- racial e cultural; a turma EI 41, professora Patricia Garcia trabalhou com seus alunos a músicas "Diferenças" de Odion Junior e com revistas e filmes sobre o tema abordado.
O mural foi feito disponibilizando uma pesquisa em revistas para que os alunos encontrassem gravuras de pessoas, estimulando uma conversa sobre as diferenças (cor da pele, altura, costumes e etc.).
As turmas EI 41 e 51 assistiram recortes do filme da MultiRio sobre os indígenas, escravos vindo da África e folhearam livros onde mostravam os povos que vieram depois da abolição da escravatura trabalhar nas lavouras do Brasil como: Portugueses, Italianos, Japoneses, Libaneses, Alemães, Espanhóis etc.






Oficina de Maculelê - 6º Ano

O Maculelê é uma manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação – Bahia, berço também da Capoeira. É uma expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo. Tem origem Afro-indígena, pois foi trazida pelos negros da África para o Brasil e misturou com elementos da cultura indígena.
Trabalhando a data da Consciência Negra, nossa professora Verona está desenvolvendo com os alunos do 6o ano uma oficina de maculelê.




Sábado Carioca

Nove de novembro foi mais um sábado de alegria e desenvolvimento para nossos alunos.





Dia de los Muertos

Nossos professores de espanhol trabalharam com os alunos sobre o Dia de Los Muertos, e dia 6 de novembro aconteceu a culminância do projeto.
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.





Diga Não ao Bullying - 1201

A turma 1201, professora Marli, trabalhou Bullying com seus alunos.
Aproveitando a temática levantada pelo grêmio, inserindo o tema no Projeto Paz nas Escolas.
Acreditando na importância de trabalhar desde cedo a paz como essencial ao desenvolvimento pleno de todos.
Após a conversa e discussão sobre o assunto os alunos fizeram cartazes e, espelhando o exemplo dos alunos do grêmio,  quiseram ser multiplicadores da ideia indo nas turmas de 1o ano falar sobre o tema. Amamos a iniciativa, o sentimento de pertencimento e o protagonismo de nossos alunos.




Diga Não ao Bullying - 6o ano

Nossas turmas do 6º ano realizaram um rico trabalho sobre bullying.
Partindo da proposta trazida pelo grêmio, os alunos assistiram os vídeos sobre o tema, após realizaram um debate, mediados pelos professores, acerca das reflexões: quais as formas de bullying que você conhece, você já sofreu ou cometeu bullying; como você se sentiu quando vivenciou essa experiência; o que é brincadeira e o que é violência e quando há o rompimento do limite entre as duas.
Após o momento de reflexão os alunos confeccionaram cartazes que serão colocados na escola.