sábado, 9 de abril de 2016

7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que:

 “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.
De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Neste dia reunimos a Comunidade Escolar da Escola: Direção, professores, responsáveis e alunos, para mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Foi passado  o videoclipe "O odioso do Egito" de Zeca Baleiro. Os responsáveis viram os murais feitos pelos alunos e a EI fez uma apresentação "Samba da Dengue" da Multi Rio, as alunas representando as fêmeas do mosquito.







Semana de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti - EI 11 e 12

As turmas da EI, além de aprenderem como combater e evitar o mosquito, aprenderam também que o lixo é o principal motivo de doenças e problemas no meio ambiente. E que o lixo é  diferente e cada um tem seu lugar, com isso foi abordado o tema reciclagem que culminou na reciclagem de objetos.
Aprenderam também que a Bromélia, uma planta, retém água nas suas folhas e assim o mosquito pode pôr seus ovos. Sendo assim, na revista ciência hoje para crianças, nos ensinou que a borra do café, por causa da cafeína,  mata os ovos e larvas.  Usamos a borra de café como adubo para a horta da escola.
Foi uma semana dedicada e bem divertida!
Fizeram uma linda apresentação, para os pais de toda a escola, que vieram aprender como evitar o mosquito!!!